Semana da Água destaca importância da gestão participativa

Em 2006, a Semana da Água, que acontece no período de 15 a 22 de março, destaca a importância e a necessidade de o manejo e a gestão da água serem feitos de forma democrática e participativa, o que pressupõe a garantia do acesso à água como um direito que deve ser exercido por todos e todas nos mais variados espaços de interação social: na família, no município, na região e em toda a nação.

No Brasil, a iniciativa é comemorada por uma série de atividades realizadas nos Estados e nos municípios, sobretudo, na região semi-árida, que sofre constantemente com a má distribuição das chuvas. Materiais como cartilha, folder e cartaz estão sendo distribuídos em todo o país para subsidiar as discussões nesse primeiro momento. No Regional NE 2 da Cáritas (PE, PB, AL e RN), as dioceses e comunidades vêm realizando encontros de preparação e sensibilização para o evento.


Para a organização do evento, o manejo e a gestão participativa da água significam incluir as comunidades ribeirinhas, tradicionais, indígenas e quilombolas, as famílias camponesas e a juventude; valorizar a cultura popular e o conhecimento de quem vive a realidade de perto; garantir o acesso à terra e à água para todos e todas.

A Semana da Água vem sendo realizada desde 1999, por uma iniciativa da Cáritas Brasileira, do Instituto da Pequena Agropecuária (IRPAA), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Comissão Pastoral da Terra, com o apoio de outros parceiros locais e nacionais. O Semi-Árido foi tema das três primeiras semanas da água.

Em 2003, com o tema “Água: bem comum”, o evento ficou conhecido em todo o país e se tornou um compromisso dos movimentos sociais, grupos ambientalistas e pastorais. A Semana da Água representa um momento essencial de discussão e reflexão sobre a realidade hídrica mundial, suas problemáticas e possíveis soluções. As atividades culminam no dia 22, Dia Mundial da Água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 1 =