Em Sergipe Rede realiza 2ª Etapa de Encontro de Educadores

A Rede de Educação Cidadã Talher Sergipe, realizou de 03 a 05 de março, a segunda etapa do Encontro Estadual de Educadores Populares. Sediado na cidade de Itabaiana há 50 Km da capital Aracaju, o encontro reuniu mais de 60 pessoas, muitos participaram pela primeira vez.

Os objetivos foram animar o trabalho de base e a formação do educador popular, discutir o projeto democrático e popular para o Brasil e em Sergipe e aprofundar a discussão sobre os rumos e o futuro da rede de educação.

Nos dois primeiros dias foram realizadas quatro oficinas. No primeiro momento foi abordado o tema;  Educação Popular e Sua Trajetória Histórica. A discussão sobre   Método e Papel do Educador Popular também foi lembrada durante as reuniões. Os educadores participaram ainda de oficinas de Comunicação Popular com noções básicas de rádio comunitária e jornal impresso, como prática foram produzidos um fanzine e dois programas de rádio.

E importante ressaltar que toda a estrutura do evento foi gentilmente cedida pela prefeitura de Itabaiana. A prefeita Maria Mendonça, participou do encontro dando boas vindas aos educadores  enfatizando a importância do Programa de Agricultura familiar implantado na cidade. “Se  os líderes deste encontro se empenharem em levar informações às comunidades, as mudanças serão visíveis”, enfatizou a prefeita.
                       
Lei de Segurança Alimentar

A representante  A do Talher Nacional,  Ana Gusmão  falou sobre  a aplicação da  Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, (LOSAN) tema de grande interesse dos participantes. O  presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar em Sergipe, CONSEA, Valdemar Alves também participou do encontro segundo ele o dos 75 municípios sergipanos, só 35 implantaram o Conselho.

Memória de Lélia Gonzales

Lélia Gonzáles foi homenageada pelos educadores que lembraram a noite dos lutadores, pelo MNU-SE. Ela foi professora da PUC-RJ, militante do Partido dos Trabalhadores, lutadora das causas das mulheres negras na sociedade Brasileira, além de outras lutas.

Para os  educadores de Sergipe que estiveram presentes em Itabaiana, este encontro foi muito importante, porque foi uma forma de adquirir ainda mais conhecimento que com certeza serão disseminadas em suas cidades.  Eugênio Carlos, 44 anos representante do Município de Barra dos Coqueiros, acredita que  a mudança de mentalidade quanto as políticas implantadas na rede de Educação com o empenho do governo federal e apoio dos movimentos sociais, pode ampliar o conhecimento em toda sociedade”, Eugênio Carlos, 44 anos um dos participantes.

“ Encontros servem de aprendizado para levar conhecimentos e qualidade de vida à população”, finaliza,  Joselice Batista representante de Aracaju, 37 anos .  
   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 5 =