Fundação Banco do Brasil inaugura mais quatro estações digitais

Mais quatro municípios brasileiros entraram na rota do programa de inclusão digital da Fundação Banco do Brasil. No Rio Grande do Norte, sábado, 11/03, foi inaugurada a estação digital de Serra do Mel, cidade com cerca de 8.200 pessoas cuja economia é fundamentada na produção agrícola.

Em Serra do Mel, a estação digital está oferecendo cursos de informática e acesso à Internet. Já em Planaltina de Goiás (GO), dia 13/03, segunda-feira, a estação da Associação de Moradores do Setor Norte contou com a presença do presidente da Fundação, Jacques Pena, na cerimônia de inauguração. A unidade vai atender toda a comunidade, priorizando os alunos e professores das escolas públicas municipais.   

Dia 16/03, quinta-feira, a inclusão digital chega em Crateús, no sudoeste do Ceará, com a inauguração da mais nova estação digital cearense. A proposta desta unidade é oportunizar melhores condições à comunidade atendida pelo Centro Social Urbano, disponibilizando cursos e serviços públicos via Internet. E dia 17/03, sexta-feira, é dia de inauguração no Maranhão, na histórica Guimarães, cidade fundada pelos portugueses em 1758. No município, a estação digital Novos Horizontes pretende alcançar estudantes, professores, comerciantes e pescadores, oferecendo cursos de capacitação em informática, acesso à Internet e computadores para realização de pesquisas. 

BNDES conhece local das unidades de produção de mandioca da região de Vitória da Conquista (BA)

Quarta-feira, 15/03, a Coopasub – Cooperativa Mista Agropecuária dos Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia e a Fundação Banco do Brasil recebem, em Vitória da Conquista, uma comissão do BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social. O objetivo da visita é conhecer a área onde serão construídas as instalações da fecularia e unidade central de rebeneficiamento de farinha da Cooperativa.

A construção das unidades é fruto do Programa Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Agricultura Familiar na Cadeia Produtiva da Mandioca na região de Vitória da Conquista, que objetiva reestruturar a cadeia da mandioca e melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares de 13 municípios da região. O Programa está orçado em mais de onze milhões e meio de reais, com recursos da Fundação Banco do Brasil, Sebrae Nacional, Embrapa, Rede Unitrabalho, MTE- Ministério do Trabalho e Emprego, Senaes – Secretaria Nacional da Economia Solidária, MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e BNDES.

Fundação Banco do Brasil participa de seminário para a revitalização do Rio São Francisco

O diretor de Desenvolvimento Social da Fundação Banco do Brasil, Almir Paraca, participa, nos dias 17 e 18/03, em Montes Claros (MG), do Seminário Agricultura Familiar, Reforma Agrária e Meio Ambiente na Revitalização do Rio São Francisco. O encontro, promovido pela Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, vai reunir cerca de 50 instituições públicas e da sociedade civil. Está na pauta das discussões a questão da agricultura familiar e da reforma agrária no Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PR-SF). O objetivo do seminário é a construção conjunta de um plano de ações para ser realizado dentro do PR-SF. 

 A Fundação, que é parceira do Ministério do Meio Ambiente no Programa Água Doce, vai contribuir na discussão de alternativas nas áreas de recursos hídricos e agricultura familiar. "O ano passado priorizamos uma atuação na área de reciclagem de resíduos sólidos. Em 2006, a Fundação quer intensificar sua prospecção na área de recursos hídricos, promovendo ações como a Capacitação para Gestão Social da Água, iniciativa prevista no programa Bioconsciência deste ano", esclarece Paraca. 

Mobilização Brasil: todo sábado, às 8 horas da manhã, nas TVs públicas e educativas do País    

Apicultura gera trabalho e renda no nordeste brasileiro

A cadeia produtiva da apicultura é o tema do Mobilização Brasil deste sábado, 18/03, que vai mostrar duas experiências sobre o assunto. A primeira iniciativa acontece no interior do Ceará, onde produtores se uniram e organizados conseguiram aumentar a produção e beneficiar o próprio mel, agregando valor e eliminando atravessadores. Já no interior da Paraíba a cadeia da apicultura é uma nova fonte renda para produtores rurais que viviam exclusivamente da agricultura.

O programa Mobilização Brasil mostra soluções e tecnologias sociais que garantem educação, renda e melhoria da qualidade de vida de diversas comunidades. Realizado em parceria pela TVE/Brasil e a Fundação Banco do Brasil, a série, que terá um total de 52 episódios, é transmitida pela TVE, TV Cultura e demais emissoras públicas e educativas do País. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 4 =