Cultura Popular

   Acontecerá o I Encontro Sul-Americano das Culturas Populares (ESACP), que ocorrerá entre 14 e 17 de setembro, no Complexo Cultural da Funarte, em Brasília, simultaneamente ao II Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares (SNPPCP).

Nesta quinta-feira (dia 14), à noite, o ministro Gilberto Gil, acompanhado dos secretários do MinC e dos presidentes das vinculadas, fará a abertura oficial dos eventos I ESACP e II SNPPCP

A capital federal sediará um encontro que permitirá, pela primeira vez na história do Brasil, que artistas brasileiros e sul-americanos praticantes de manifestações culturais populares possam conhecer e trocar experiências entre eles. Essa ação, realizada pelo Ministério da Cultura, acontecerá durante o I Encontro Sul-Americano das Culturas Populares (ESACP), que ocorrerá entre 14 e 17 de setembro, no Complexo Cultural da Funarte, em Brasília, simultaneamente ao II Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares (SNPPCP).

Na solenidade de abertura, no dia 14, às 19h30, no Teatro Funarte Plínio Marcos, além do ministro da Cultura, Gilberto Gil, estarão presentes os secretários do MinC – Sérgio Mamberti (Diversidade e Identidade Cultural), Márcio Meira (Articulação Institucional), Orlando Senna (Audiovisual), Célio Turino (Programas e Projetos Culturais), Marco Acco (Incentivo e Fomento à Cultura) e Alfredo Manevy (Políticas Culturais) – e os presidentes das instituições vinculadas – Antônio Grassi (Fundação Nacional de Arte), Ubiratan de Castro (Fundação Cultural Palmares) e Luiz Fernando de Almeida (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Os eventos contarão com representantes da Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Peru e Venezuela; delegações de todos estados brasileiros e do Distrito Federal; conferencistas nacionais e internacionais; além de grupos de tradições culturais e de instituições da sociedade civil dos países participantes.

Constam da programação dos dois encontros – que abordarão temas como os processos de colonização, resistência e tradição das culturas populares – seminários e mesas-redondas, oficinas com mestres e artistas dos países sul-americanos, exposições de arte e artesanato, apresentações de grupos de cultura popular e espetáculos. Dentre os objetivos do I ESACP e do II SNPPCP está promover o intercâmbio entre estudiosos, mestres e artistas dominadores das tradições culturais.

Devido ao êxito alcançado pelo I Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares, realizado em fevereiro de 2005, o MinC, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, teve a idéia de realizar o Encontro Sul-Americano das Culturas Populares e promovê-lo de forma integrada à segunda edição do Seminário.

Ambas iniciativas contam para a sua realização com a parceria da Fundação Cultural Palmares e do Instituto Brasileiro de Administração para o Desenvolvimento (Ibrad), a exemplo do que ocorreu no seminário do ano passado.

I ESACP

O Encontro Sul-Americano das Culturas Populares, assim como outras iniciativas do Governo Federal, direciona-se a reafirmar o lugar geopolítico e simbólico do Brasil no continente. Buscando, dessa forma, uma referência para o diálogo intercultural com outros países além dos europeus, centro e norte-americanos.

Soma-se, também, aos esforços para compor um horizonte cultural comum com os países vizinhos, em especial nas manifestações tradicionais. Para tanto, é imprescindível que a sociedade brasileira esteja conectada com as demais da América do Sul por meio das suas culturas populares.

II SCNPPCP

Dada a própria escala do evento, com delegados das 27 unidades da federação, o II Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares intensificará o processo iniciado na primeira edição de desvendamento da diversidade das tradições culturais brasileiras, tanto do ponto de vista inter-regional como também intra-regional. Junto a esse esforço mútuo entre expressões culturais das diversas regiões do país, o Seminário oferecerá aos mestres e artistas uma oportunidade singular de intercâmbio com várias manifestações de cultura popular de toda a América do Sul.

Para além desse intercâmbio, porém, um dos objetivos do II SNPPCP será discutir e aprofundar as indicações do evento de 2005 para, finalmente, gerar um documento ministerial sobre políticas públicas para as culturas populares. Esse documento deverá ser o Capítulo do Plano Nacional de Cultura dedicado ao Programa Nacional para as Culturas Populares. Dois temas serão privilegiados: o papel dos processos educativos, formais e informais, para o estímulo e o crescimento das tradições culturais; e a socialização dos códigos de acesso e de gestão dos programas e projetos para as culturas populares.

Veja a programação do I ESACP e II SNPPCP.

Informações: www.culturaspopulares.com.br, (61) 3226-1084 e 3316-2023/2122/2129.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 1 =