Seminário discute direitos da Juventude no Mercosul

Dia 29 de outubro, a partir das 13h30min, acontece, no Palácio Capanema (Av Graça Aranha, s/n, Centro, Rio de Janeiro), o seminário Juventudes e Direitos no Mercosul. Na ocasião, jovens da Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Brasil debaterão questões relacionadas ao cotidiano deles, em diálogo com as experiências do Rio de Janeiro e de Recife, as duas cidades brasileiras que participam do Projeto Derechos e Direitos, no qual se insere o evento.

Adital

Dia 29 de outubro, a partir das 13h30min, acontece, no Palácio Capanema (Av Graça Aranha, s/n, Centro, Rio de Janeiro), o seminário Juventudes e Direitos no Mercosul. Na ocasião, jovens da Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Brasil debaterão questões relacionadas ao cotidiano deles, em diálogo com as experiências do Rio de Janeiro e de Recife, as duas cidades brasileiras que participam do Projeto Derechos e Direitos, no qual se insere o evento. Temas como educação, participação e mobilização política, cultura, avaliação das políticas públicas e o nível de interlocução entre jovens e o governo de cada um dos países estarão no centro do debate.

Segundo Aércio de Oliveira, educador da Fase – organização que coordena o projeto no Brasil, "o objetivo do projeto é disseminar a cultura de direitos entre os jovens e o processo de mobilização entre eles, bem como produzir impacto sobre as políticas públicas de juventude adotadas no Mercosul". Nesse sentido, o segundo momento do seminário contará com uma mesa de diálogo entre autoridades desses países e a coordenação do projeto. Representando o governo brasileiro, a Secretaria Nacional de Juventude discutirá a participação do país no projeto.

No dia seguinte, a programação segue com uma visita às áreas de atuação do Projeto no Rio, permitindo aos visitantes o contato com os territórios no qual os grupos atuam. Os participantes do seminário conhecerão os projetos Grupo Eco, em Botafogo, e Raízes e Movimento, no complexo do Alemão. Além destes, mais dois projetos são executados no Estado: Enraizados, em Nova Iguaçu, e Setor BF, no município de Mesquita, na baixada fluminense.

O evento faz parte da programação do Encontro Juventudes e Direitos no Mercosul, que reunirá cerca de 180 pessoas entre os dias 30 de outubro e 03 de novembro em Cabo Frio (RJ). Durante o Encontro, jovens dos cinco países irão discutir e avaliar o projeto Derechos e Direitos, suas conquistas e o futuro da articulação juvenil de luta pelos garantia dos direitos econômicos, sociais e culturais nos países do Mercosul.

O projeto Derechos e Direitos é realizado desde 2006, com jovens e adolescentes entre 14 e 29 anos, integrantes de grupos, associações e escolas, no intuito de promover a participação democrática deles nos processos de elaboração e implementação de políticas públicas, contribuindo, assim, na defesa e promoção dos direitos da juventude. O projeto tem como meta formar dois mil agentes juvenis, fomentando a criação de espaços de incidência e elaboração de propostas juvenis em níveis local, nacional e regional. A ação conta com apoio da União Européia e da organização italiana Milal.

Contato: [email protected] / Aércio de Oliveira (21) 2536-7350

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 7 =