Educadores populares da Recid discutem comunicação popular no RN

Realizado de 24 a 26 de abril de 2009, no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal-RN, o Encontro Microrregional de Comunicação Popular, promovido pelo Talher Potiguar, aprofundou a concepção e a política de comunicação da Rede de Educação Cidadã (Recid).

Segundo uma das coordenadoras , Jucélia Irineu, o encontro tem como objetivo, “garantir a realização da Política de Comunicação da Recid, à luz do seu Projeto Pedagógico tendo em vista o projeto popular para o Brasil ”.

Durante o encontro foi levantada a realidade de comunicação no estado, a concepção e a política de comunicação da Recid, realizadas oficinas de texto para jornal e rádio comunitários e informado sobre a realização d Conferência Nacional de Comunicação .

Participaram do encontro 18 pessoas dos municípios de Galinhos e Taipu, na Região de Mato Grande; e de São Vicente, Cerro-Corá, Tenente Laurentino e Florânia, no Seridó. O encontro foi coordenado pela Jucélia Irineu e Antônio Lisboa, educadores da Recid.

O encontro contou também com a presença do jornalista e assessor de comunicação da Recid, Willian Silva Bonfim, de Brasília-DF, que falou sobre os processos e mecanismos de montagem e da prática de um jornal, seja ele de caráter comunitário ou comercial.

Para ele, a Recid precisa investir muito ainda se quiser fazer uma disputa política no campo da comunicação. “A força de vontade dos educadores é capaz de superar todas as dificuldades”, concluiu.
Repórteres: Francisco de Assis Silva do Nascimento e Maria dos Prazeres Ribeiro Pereira

Oficinas de rádio e texto para jornal capacitam educadores populares

O segundo dia do Encontro de Formação em Comunicação, 25 de abril de 2009, foi dedicado à realização de duas oficinas para os educadores populares da Rede de Educação Cidadã (Recid): uma de Texto para Jornal e outra de Rádio Comunitária.

A oficina de Rádio Comunitária teve como facilitador o jornalista e radialista, professor universitário??? De qual faculdade??, Hélcio Pacheco de Medeiros e a oficina de Texto para Jornal o facilitador Willian Silva Bonfim, jornalista e assessor de comunicação da Recid.

Na oficina de Rádio Comunitária foram trabalhadas as concepções sobre o que é uma rádio comunitária, levantamento das rádios comunitárias e comerciais que existem nos municípios, lei nº 9.612, que regulamenta as radiodifusão no país, os princípios do jornalismo e a importância de uma rádio a serviço da população.

Segundo o facilitador da oficina de Rádio, “os educadores mostraram um grande interesse em colocar em prática todo o conhecimento adquirido”. Na oficina surgiu a idéia de trabalhar temas como o meio ambiente em rádios difusoras de igrejas e escolas e outras rádios para levar o tema à população.

Utilizando-se de vários recursos didáticos como vídeos, CDs, exercícios práticos, tarjetas, dinâmicas e jornais, na oficina de Texto para Jornal foram mostradas as técnicas para produzir com qualidade textos e informações jornalísticas.

De acordo com um dos participantes, o conselheiro tutelar de São Vicente-RN, João Jailson de Souza,  “a oficina apresentou subsídios para levar para o meu município e uma maior perspectiva de se realizar um trabalho educativo sobre comunicação na minha comunidade”.

ENTREVISTA:

“A comunicação melhora a educação popular nas comunidades”

Coordenador do Grupo de Trabalho em Comunicação da Rede de Educação Cidadã (Recid) do Rio Grande do Norte, Antônio Lisboa Ferreira, 43 anos, fala, na entrevista abaixo, que é importante estabelecer a comunicação na Recid Potiguar dentro da idéia da horizontalidade, segundo o Projeto Político Pedagógico. Confira, a seguir, a íntegra da entrevista.

De onde surgiu a idéia de realizar um encontro de comunicação?

Lisboa – Da necessidade de horizontalizar a comunicação. Isso sempre foi debatido nas reuniões dos núcleos, regiões e estado, assim como na Pesquisa Participante realizada na Recid Potiguar.

Qual o objetivo do encontro de Comunicação?

Lisboa – Estabelecer a comunicação dentro da Rede no Estado na perspectiva da horizontalidade. Integrar os educadores dentro de um processo de educação de ação continuada.

Qual é o público-alvo que se queria atingir?

Lisboa – Participantes das microrregiões Seridó, Mato Grande e Região Metropolitana.
Qual a importância da comunicação num processo de educação popular?
É de grande importância porque é através da comunicação que se tem um conhecimento melhor da cultura, linguagens, comportamentos da comunidade. Para que possam desenvolver um melhor trabalho de educação popular dentro destas comunidades.

Repórteres: Clarice Pereira da Silva, Francisco de Assis Silva do Nascimento João Jailson de Souza,Jucélia Irineu, Maria dos Prazeres Ribeiro Pereira Marcos Chagas da Silva, e Naide Maria das Graças Santos. Edição: Willian Bonfim

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