VII Encontro Nacional da ASA discute benefícios da Economia Solidária

Durante o VII Nacional da Articulação do Semi-Árido Brasileiro (ASA), que vai acontecer entre os dias 22 e 26 de março, na cidade de Juazeiro, na Bahia, os participantes discutirão, entre outros temas, a Economia Popular Solidária (EPS) e os benefícios que essa nova economia traz aos trabalhadores e trabalhadoras dessa região.

Tatiana Félix

Cristina Nascimento, Coordenadora do ASA e representante do estado do Ceará, disse que, aproveitando as comemorações dos 10 anos da entidade, a reflexão girará em torno de questões como desenvolvimento sustentável do semi-árido, agroecologia, segurança alimentar e economia solidária. Além das discussões sobre EPS, também serão realizadas oficinas de capacitação e visitas temáticas a alguns empreendimentos solidários.

Ela afirmou que pensar um modelo de desenvolvimento para o semi-árido, inclui também uma reflexão sobre um novo modelo de economia. "A Economia Solidária é um referencial para as famílias de agricultores e agricultoras", comentou.

Cristina explicou que são diversas as experiências em EPS vivenciadas pelas famílias do semi-árido. Ela citou a organização coletiva, autogestão, as feiras agroecológicas e os fundos rotativos, alguns, inclusive, usados para a construção de cisternas, uma necessidade para as regiões semi-áridas. "A partir dessas experiências é que decidimos abordar a questão da economia solidária", reforçou.

Segundo ela, no evento haverá troca de experiência entre os estados e visitas a grupos de agricultores que comercializam seus produtos em feiras solidárias. A coordenadora comentou que as feiras agroecológicas solidárias são importantes já que inserem o meio rural no espaço urbano. "As feiras têm dado retorno aos agricultores, tanto na comercialização quanto no fortalecimento da rede", disse.
Para Cristina, priorizar o debate sobre EPS significa ressaltar a importância dos trabalhos desenvolvidos com base nessa economia na região semi-árida. "É importante refletir sobre outra economia e outros valores", finalizou.

Encontro ASA – A Articulação no Semi-Árido Brasileiro é um forum de organizações da sociedade civil, que luta pelo desenvolvimento social, econômico, político e cultural do Semiárido brasileiro, desde 1999. O Encontro Nacional da ASA (EnconASA) é um momento importe de discussão política que acontece, geralmente, a cada dois anos.

O evento é dedicado à discussão e avaliação das políticas públicas voltadas para a região e ao fortalecimento das experiências de convivência com o Semiárido. O EnconASA é também um momento de intercâmbio de cultura, valores e conhecimentos entre aqueles que buscam, em conjunto, construir um Semiárido mais próspero, onde o acesso à água e à terra seja apenas o primeiro passo para uma vida digna na região.

Mais informações pelo blog: http://7enconasa.wordpress.com
Fonte: Adital 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 2 =