Recid AM participa de Seminário sobre o PAA para articular se com os trabalhadores

A RECID/AM participou nos dias 11 e 12 de maio do seminário metropolitano sobre aquisição de alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar realizado no Auditório da SUFRAMA. O objetivo foi articular parcerias entre trabalhadores e setores públicos. No evento, as cooperativas e associações de produtores rurais puderam apresentar seus produtos agrícolas para os gestores municipais da Região Metropolitana de Manaus.

Foi um momento importantíssimo para as associações de produtores rurais que a RECID/AM acompanha, onde os agricultores se sentiram motivados a produzir. ´Nós sempre fomos roubados pelos atravessadores que compravam nossos produtos pelo preço que bem queriam, muita das vezes nós entregavamos o produto quase de graça, só para não deixar na beira do roçado, afirmou Antonio Chumana, representante da Associação Comunitária dos Produtores Rurais do Curarizinho – Careiro da Várzea. Assim, o agricultor vai produzir e vender para as escolas e saber que seus proprios filhos, vão se alimentar daquilo que produzem, complementou.

Além da possibilidade de vender para a merenda escolar, estavam também a CONAB, apresentando o Programa de Aquisição de Alimentos-PAA e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas com o Programa de Regionalização da Merenda Escolar-PREME.

Essas instituições apresentaram as experiencias de compra que já realizam com as associações e cooperativas. Isso foi importante para que os gestores municipais percebessem que existem uma grande produtividade com uma diversidade de produtos da própria região e que as distâncias são facilmente vencidas com um sistema de logística de conjunto. A região metroplitana de Manaus tem em torno de R$6 milhões para comprar dos produtores da agricultura familiar em 2010.

A RECID/AM percebeu que fazer o link entre os agricultores e os programas e projetos é uma das formas de fazer com que esse segmento tenha uma inserção social que começa a mudar a cara da vida interiorana. Onde, o agricultor dará perpectiva aos seus filhos para continuar sua tradição e vivencia em harmonia com a floresta.
 
Por Pedro Paulo Sotero da Silva, Agricultor Urbano, Educador da Recid AM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 9 =