RECID-MS discute governo e movimentos sociais no aniversário de Campo Grande

Manifestação pela demarcação de terras no Estado

No dia 26 de agosto, aniversário de 111 anos da cidade de Campo Grande, a RECID-MS fez reunião de estudo para debater a situação da conjuntura política no Estado e os limitados avanços das lutas dos movimentos sociais. Para fortalecer os processos educacionais desenvolvidos pela rede sul mato-grossense, educadores(as) encaminham o fortalecimento do estudo da realidade para aperfeiçoar suas estratégias de ação no fortalecimento da cidadania e do protagonismo dos movimentos e organizações em defesa dos interesses populares.

 

Após 8 anos de um governo popular, que promovia maior participação de movimentos sociais, o Estado enfrenta, desde 2006, as adversidades de uma administração orientada pelas políticas neoliberais de fortalecimento dos grande conglomerados empresariais e o agronegócio. O atual governador criminaliza as mobilizações populares, é contrário às demandas de demarcação das terras indígenas e quilombolas, fez afirmações homofóbicas com intenção de ofender o ministro do meio ambiente ao comentar as exigências do ministério em relação à proteção ambiental, bem como, praticamente acabou com a participação de movimentos sociais na gestão das políticas públicas.

Se por um lado as mudanças propiciam uma correlação desfavorável aos movimentos e aos interesses populares, por outro, os 8 anos anteriores de governo popular, aprofundaram vícios entre os movimentos: cooptação de suas lideranças, o rebaixamento de suas propostas frente à pressão da governabilidade e abandono – pelo menos parcial – da formação de base. Hoje os setores populares enfrentam vários problemas para se organizar  e concretizar enfrentamentos políticos com a elite concentradora.

Neste contexto, a Rede de Educação Cidadã no Mato Grosso do Sul enfrenta os limites das organizações dos setores populares e luta para recolocar a educação popular em pauta. Para a Rede, a metodologia, que em muito se inspira na obra de Paulo Freire, é uma opção política essencial para desenvolvermos processos emancipatórios. A retomada da formação de novas lideranças e a promoção da organização popular, depende de uma metodologia que permita ao povo se sentir como sujeito histórico, retomar as demandas por politicas públicas, fortalecer a participação popular e a defesa da democracia na gestão da coisa pública no Estado de Mato Grosso do Sul.

As eleições são um momento em que algumas mudanças podem acontecer, mas não substituem a formação de base e a mobilização social, aliás, só funcionam sob pressão social, e isso os empresários sabem fazer muito bem. Inclusive, com a propriedade dos maiores meios de comunicação do Estado que buscam ao máximo invisibilizar as candidaturas mais próximas dos movimentos sociais populares. Afinal como diz o filme “a revolução não será televisionada”.

Rede de Educação Cidadã – MS, agosto de 2010

 

4 comentários em “RECID-MS discute governo e movimentos sociais no aniversário de Campo Grande

  1. TO POR FORA DAS REUNIÕES DO RECID MS POIS SO ME MANDAM CONVITE DEPOIS DE AS DITAS CUJAS REUNIÕES TEREM ACONTECIDAS.PARECEM QUE NÃO QUEREM QUE OS MOVIMENTOS SOCIAIS PARTICIPEM, AINDA MAIS SE TRATANDO DE MIM POIS SOU MUITO RIGIDO E CRITICO.O QUE TENHO DE FALAR FALO.
    NÃO SOU NEM UM SANTO MAS GOSTO DE VER AS COISAS ACONTECEREM REALMENTE.
    GRATO. MAURO COORDENADOR CMPMS
  2. Companheiro a Recid é um espaço de todos, e você tem o endereço. Assim eu entendo que não é necessário receber convite e sim participar, eu faço parte do movimento negro e sou voluntária da Recid. Um afro abraço, Romilda Pizani.
  3. Olá companheiro…

    A Recid/MS, está como sempre, de portas abertas aos movimentos sociais, e as pessoas interessadas em participar e colaborar com o trabalho desenvolvido…
    Basta de fato querer!!!! Fernanda (Educadora / movimento artístico)

  4. Salve Mauro… Quanto tempo hein?

    Sentimos sua falta desde o processo de seleção de educadores instalados aqui na Recid MS. Temos muito o que conversar. Porque não aparece na Rede? Ainda estamos no mesmo lugar e as reuniões continuam acontecendo no mesmo dia e horário. O relatório das reuniões é que sempre estão sendo enviados após a realização das mesmas. Se estiver impossibilitado de aparecer, leia pelo menos os relatórios e mande notícias.

    Estamos (como disse a Fernanda) de portas abertas e inclusive trabalhando com vários movimentos sociais.

    Grande abraço.

    Paulo Matoso
    Educador Popular da Recid
    Coordenador Geral do Ponto de Cultura “Afrodite-se em Ponto”
    Comissão Estadual dos Pontos de Cultura
    Comissão Nacional dos Pontos de CUltura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 4 =