Oficina de Comunicação Popular no Encontro Macro Região Norte

Participantes da oficina

De 19 a 21 de agosto foi realizada na cidade de Miracema – TO, uma oficina de comunicação durante o Encontro da Rede de Educação Cidadã da Macro-Região Norte do Brasil.  

A atividade aconteceu na cidade que inspirou o cantor Evandro Mesquita a fazer a Música “A dois passos do Paraíso”. Junto ao VI Encontro Macro Região Norte, o evento, que teve como tema “A Amazônia Re-encantando e partilhando a vida, seus cheiros, sabores no banzeiro das águas e nos saberes constroem-alimentam o Projeto Popular de Nação”, visa discutir os caminhos trilhados pelos educadores e educadoras que se utilizam da metodologia da educação popular crítico-freireana e refletir, avaliar projetos que buscam efetivar o poder popular na Amazônia e no Brasil.  

Cerca de 12 educadores e educadoras dos 7 estados da região norte – Acre, Amapá, Amazonas, Para, Roraima, Rondônia e Tocantins – fizeram parte da oficina.  

Neste espaço, foi realizada uma dinâmica com debate sobre o significado e importância da comunicação, suas diversas abordagens e a aproximação do termo e ação à prática, realização do diálogo, idéia esta que se aproxima muito aos princípios e diretrizes da Recid. O passo seguinte foi uma discussão sobre o poder da mídia e a crise política no Brasil, atividade que utilizou como instrumental um texto de Venício Lima sobre o tema, e identificou possibilidades de superação dos processos opressivos aparados pela estrutura de mídia e algumas alternativas ao modelo hegemônico de comunicação no país. Conversamos sobre a importância da comunicação na construção do Poder Popular e como influencia no cenário político. Ao mesmo tempo em que liberta também oprime.  

Ainda na oficina, foi apresentado o novo site da Recid, que acabou de ser reformulado e apresenta uma estrutura mais participativa e colaborativa, baseada em plataformas de software livre.                                    

Realizamos a oficina de audiovisual que possibilitou a capacitação na produção e organização de vídeos, entendendo que a experiência de produção visual tem sido uma das ferramentas que usamos para melhorar nosso trabalho.  

A oficina ajudou a entender a parte técnica e os diferentes momentos e etapas de uma produção audiovisual – filmagem, captação de áudio, edição do vídeo… – visando a apropriação desses saberes para que possamos aperfeiçoar a utilização das ferramentas no nosso processo educativo junto aos grupos e comunidades.

4 comentários em “Oficina de Comunicação Popular no Encontro Macro Região Norte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 2 =