3º Encontro Micro Regional do Tocantins no Bico do Papagaio

3º Encontro Micro Tocantins

Entre os dias 10 e 12 de setembro último, a Recid Tocantins realizou seu terceiro encontro micro regional que teve lugar na Vila Tocantins, Município de Esperantina, região do Bico do Papagaio.

A Região do Bico do Papagaio está localizada no extremo norte do Estado do Tocantins e é assim chamada devido seu desenho geográfico ladeado pelos Rios Araguaia e Tocantins. Além das belezas naturais que abriga, é uma região marcada por intensas histórias de lutas e conquistas protagonizadas por agricultores/as, quebradeiras de coco, pescadores/as e outras categorias de trabalhadores/as rurais.

Contando com os educadores/as da Recid Tocantins e lideranças populares da Região do Bico, participaram do encontro 31 pessoas, sendo 13 homens e 18 mulheres.

O encontro transcorreu num clima de muita animação e participação de todos e todas. A mística do encontro fez memória das muitas lutas e conquistas do povo da região, na pessoa de seus mártires, especialmente o Pe. Josimo Moraes Tavares que foi assassinado em 1986, por causa de sua luta e defesa dos trabalhadores/as rurais nativos da Região.

Após uma análise de conjuntura partilhada entre todos/as os participantes, foram desenvolvidas as duas temáticas marcadas para o encontro. A primeira, dado o tempo vivido na Recid, foi a metodologia para sistematização de experiências e trabalhos de base e a segunda focou a questão dos direitos humanos, buscando evidenciar os direitos violados, bem como as lutas e conquistas do povo na região.

Além dos encaminhamentos relativos ao processo de sistematização vivenciado pela Recid Tocantins, no contexto da sistematização nacional, outro momento de destaque foi a fundação do Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Região do Bico do Papagaio acontecido dentro do encontro, com a leitura, discussão e aprovação do estatuto da nova organização pelos presentes. É mais um resultado concreto da luta, organização e protagonismo do povo em função dos direitos e de outras demandas sociais.

Após a avaliação final e a mística, o encontro foi concluído num clima de muita animação e expectativa pela continuidade das atividades da Rede de Educação Cidadã na Região do Bico do Papagaio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 2 =