Trilogia “Fome Zero” mostra a estratégia que mudou o Brasil

Três livros, cerca de 100 autores e a história de uma estratégia que transformou a cara do país nos últimos anos. Nesta terça-feira (15), em Brasília, será lançada a trilogia “Fome Zero – Uma História Brasileira”. São três livros com reportagens, artigos, entrevistas, depoimentos e vários textos sobre a história de um programa que virou estratégia nacional e que mudou a face do Brasil.

Por Marcelo Torres

A obra analisa o conjunto de ações responsáveis pela redução da miséria e pela melhoria dos indicadores sociais no país. Os livros mostram os caminhos da mobilização social, do enfrentamento da fome, da implantação do Fome Zero e de um novo país que emergiu das políticas de renda, proteção social, alimentação e agricultura familiar.

Entre as figuras públicas que participam dos livros estão o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra Miriam Belchior, os ex-ministros José Graziano, Patrus Ananias e Márcia Lopes. A obra tem a participação de pesquisadores, gestores e técnicos da área pública e de representantes da sociedade.

A publicação foi organizada por Adriana Aranha, ex-assessora do Fome Zero, produzida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Fundação Banco do Brasil (FBB).

Participam do evento de lançamento a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Alfredo Streit, e o presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Renato S. Maluf, que é um dos autores de artigos.

Em seu artigo, o presidente do Consea relacionou a estratégia à mobilização e à participação social na construção do Sisan, o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. “Algumas estacas vêm sendo fincadas ou, ainda melhor, escoradas – tanto no plano legal-institucional, quanto na concepção de programas e na consolidação de espaços de participação”, escreveu ele.”Espera-se importante contribuição proveniente do processo da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada em novembro, em Salvador (BA)”, concluiu.

O evento desta terça-feira terá a participação de dezenas de autores e colaboradores, representantes do governo e membros de conselhos, embaixadas, organismos internacionais e parceiros do Fome Zero. Os integrantes do Consea que participam da XXI Reunião Plenária do órgão e os presidentes de conselhos estaduais também prestigiarão o lançamento dos livros.

O evento está previsto para começar às 18h, no Auditório Wladimir Murtinho, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Serviço

Lançamento da Trilogia “Fome Zero – Uma História Brasileira”

Data: 15 de março (terça-feira)

Horário: 18 horas

Local: Auditório Wladimir Murtinho, Palácio do Itamaraty, Brasília (DF)

Fonte: Assessoria de Comunicação do Consea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 3 =