RECID PIAUI REALIZA ENCONTRO INTERMUNICIPAL

Atuar para transformar…

O caminho se faz com envolvimento e protagonismo das partes.

 

Foi com esta mensagem mística de que o caminho se faz com o próprio caminhar, que realizamos mais um momento de reencontro de vivência, mística e diálogo para as muitas questões relacionadas à Rede de Educação Cidadã no Estado do Piauí.

Durante os dias 18, 19 e 20 de março, estivemos reunidos para nos alimentarmos um pouco mais dessa fonte que é a própria experiência das ações socializadas por educadores e educadoras populares das microrregiões de Teresina, Picos, Pedro II e Floriano numa perspectiva de vivenciar a ação-reflexão-ação e consequentemente a isso, vivenciar a sua práxis libertadora.

Foram bastante ricas as contribuições trazidas pelos educadores, assim como, a contribuição das assessorias que possibilitaram um grandioso trabalho de troca de saberes, de formação, de debates,  que culminaram nessa construção coletiva do conhecimento para o fortalecimento da articulação de entidades e movimentos que compõem a rede no Estado.

Para que pudéssemos conhecer a realidade na qual estamos inserida, aquela que vivemos e atuamos, CARLOS GÂNDARA nos presenteou com uma grandiosíssima fala sobre O CHÃO ONDE SE DÁ A NOSSA AÇÃO, apresentando os cenários, tendências, contradições e possibilidades que nos movimenta e que nos convida para a ação mobilizadora. Em seguida, com a colaboração do professor e educador popular LUCIANO MELO fizemos um mergulho no Plano Nacional de Formação, um momento privilegiado para aprofundarmos ainda mais os nossos conhecimentos acerca da proposta política e pedagógica que nos trás a rede de educação cidadã.

Foram momentos de integração entre os educadores presentes, sobretudo de muitos jovens que participavam já em seus microrregionais e que agora eram agraciados por esta atividade mais ampla, mais abrangente em todos os seus aspectos, sobretudo por termos aprofundado o debate sobre a proposta político-pedagógica que na sua pratica faz acontecer esta articulação de entidades em cada município representados neste encontro.

Ainda no âmbito da formação, fizemos um estudo aprofundado a respeito da Metodologia de trabalho na Educação Popular, com a grande colaboração do professor e também educador popular ELMO LIMA. Na sua exposição, alguns elementos importantes da historia da nossa colonização brasileira e piauiense foram sendo lembrados enquanto cenário de lutas e de opressões que já apontavam numa perspectiva de uma realidade excludente e de desigualdades sociais que temos hoje, fruto de um delicado processo histórico da formação que foi imposta ao nosso povo com o passar dos séculos.

Com este encontro, acreditamos em ter alcançado os nossos objetivos e atingido as nossas expectativas, uma vez que estiveram no mesmo local educadores e educadoras populares comprometidos com os trabalhos da rede em seus municípios, e que participaram na perspectiva de transformação de uma realidade, que segundo PAULO FREIRE, só acontece quando já não carregamos mais dentro de si as figuras antagônicas do SER OPRIMIDO e do SER OPRESSOR que inconscientemente e por descuidos, alimentamos na nossa interioridade.

Os processos de formação em educação popular da RECID PIAUI tem apontado para a crescente efetivação deste feito transformador. E assim é que nós seguimos teimosos e cantantes dizendo: VAMOS LÁ FAZER O QUE SERÁ!

 

(Por Lucas Araujo)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 9 =