Juventude potiguar em ação

Em parceria a RECID,  as Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social, Meio Ambiente, Assembleia de Deus, Grupo de Jovens da Pastoral da Juventude do Meio Popular e Grupo de Escoteiros realizam o I encontro da Juventude da Recid de Galinhos.

O evento teve inicio hoje, dia 23 de março com a presença de 81 jovens do Campo e da Cidade, estudantes da Escola Municipal Preofessor Freitas.
Na programação do Encontro teremos um diálogo sobre o Selo UNICEF,  sobre juventude e comunicação, juventude e diversidade, juventude e direitos humanos e juventude e gênero. Ainda haverá a validação do Plano Municipal de Políticas para a Juventude construído na Conferência Municipal de Juventude realizada em 2010.
Para a educadora popular da RECID, residente em Galinhos, Leonete Roseno “o Encontro de Juventude da Recid de Galinhos é um momento de discussão e união entre os jovens das áreas urbana e rural, espaço de debates e elaboração de propostas pelos próprios jovens, pensar as políticas públicas baseadas nas necessidades existentes no município, para entregarmos aos  gestores públicos”.
A Assistente Social do CRAS, Silvana Karla que integra a equipe da Secretaria de Assistência Social do município de Galinhos, fala que “para uma maior mobilização é preciso fortalecer a participação social e capacitação dos diversos segmentos no âmbito municipal, objetivando alcançar e melhorar as metas e indicadores sociais com ações concretas para melhoria de vida do público-alvo. Isso pode ser através de ações nos programas PETI, PROJOVEM, no CRAS e nas Escolas”.
As ações que serão desenvolvidas devem melhorar as condições de vida de meninos e meninas, o que significa melhorar a saúde, educação, proteção e meio ambiente.  isto requer avanço nas politicas publicas e necessariamente maior capacidade do município promover e qualificar a participação social.
Neste sentido, o encontro além de fortalecer a participação da juventude na consolidação do plano de ação com vistas a conquista do Selo Unicef, vai principalmente mobilizar os interesses da sociedade civil e do poder publico que se unem na superação dos problemas que atingem crianças e adolescentes.
As sínteses dos temas aprofundados no encontro serão transformados em matérias durante as oficinas de produção de  jornal, o blog e  rádio. No encerramento do encontro haverá  atividade cultural com a participação de educandos do PETI e PROJOVEM e o lançamento do informativo e do programa de radio. O jornal  será distribuído entre os jovens do encontro e o funcionamento da Rádio deverá ter continuidade na escola.
Esta matéria é a primeira ação de comunicação do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 5 =