Mulheres mobilizadas no RN

O Fórum de Mulheres do Rio Grande do Norte (FMRN) está a pleno vapor! Para garantir uma participação expressiva das mulheres do estado no ENAMB 2011, como preparativo para o encontro foram criadas comissões de Metodologia, Mobilização, Captação de Recursos e Infraestrutura. O FMRN realizou quatro encontros preparatórios de formação política rumo ao ENAMB 2011. A ideia foi trabalhar os eixos orientadores, adequando-os à realidade das mulheres no Rio Grande do Norte. O primeiro aconteceu no Coletivo Leila Diniz, em Natal, no dia 13/11/10.

Veja a programação do Encontro:

Tema:
Transformando o Mundo pelo Feminismo

II Encontro Nacional da Articulação de Mulheres Brasileiras

Brasília – DF, 30 e 31 de Março, 01 e 02 de Abril de 2011.

Enamb 2011 – Construindo o nosso feminismo

A convocatória para o II Encontro Nacional da AMB foi lançada em março de 2010 e desde então o Encontro está sendo construído,
com várias atividades nos estados: atos de lançamento, atividades para arrecadação de fundos e debates políticos preparatórios promovidos pelos agrupamentos que compõem a AMB.

Esses debates ocorreram em torno de quatro eixos temáticos mobilizadores: O jeito que o mundo está e o que queremos transformar; Olhares feministas sobre a situação das mulheres; Juntando gente para mudar o mundo; e Nossas lutas feministas.

Com base nas reflexões do período preparatório, que durou alguns meses, a comissão de metodologia do Encontro, em diálogo com a Coordenação Nacional da AMB, elaborou uma proposta de temas. Essa elaboração foi debatida no Comitê Político Nacional, que aprovou os temas do Encontro 2011, conforme a seguir.

Programa de Debates

30 de Março de 2011 – Expressões do Feminismo da AMB.

– Com este tema orientador ocorrem, a partir das 13h do dia 30,  o ato político e a ação de rua que marcam o início do Encontro 2011, em Brasília. Haverá três atos: na rua, no Congresso Nacional e o último entre as participantes, no local de alojamento coletivo, quando as delegações se encontrarão.

31 de Março de 2011 – Atuação da AMB frente ao novo governo, no contexto de crise global.

– Em doze grupos de trabalho, pela manhã, debateremos o contexto e indicativos para a linha de atuação da AMB, considerando a relevância de termos uma mulher presidenta, a diretriz central do novo governo, que é o combate à pobreza e a política desenvolvimentista que agrava a crise ambiental e social. Os debates se encerram à tarde, na forma de plenárias sucessivas, com a contribuição de expositoras dos grupos e debatedoras.

01 de Abril de 2011 – 30 anos de feminismo transformando o mundo.

– Novamente em doze grupos de trabalho, faremos pela manhã um balanço de nossas lutas, um diálogo sobre os desafios que precisamos enfrentar, considerando as dimensões do feminismo da AMB: anti-racista, anti-capitalista e anti-patriarcal. À tarde: plenárias, com a contribuição de expositoras dos grupos e debatedoras.

02 de Abril de 2011 – Questões político-organizativas da AMB.

– Trabalhos em grupos, ao início da manhã, tratando de doze questões político-organizativas relevantes para a nossa agenda.  Os resultados formarão o Painel de Propostas, ou seja, um conjunto de indicativos a serem considerados no planejamento da ação da AMB.

OUTRAS ATIVIDADES

Além das atividades distribuídas nos temas, teremos intervenções político-culturais nos intervalos das plenárias, que ocorrem nas tardes dos dias 31 de março e 1 de abril.

Também nesses intervalos estão previstos lançamentos de ações coletivas e publicações:

–        Balanço Nacional de Políticas para Mulheres 2003-2010

–        AMB na Marcha das Margaridas 2011

–        Campanha da AMB contra a violência

–        Publicação AMB, um jeito de ser e fazer feminismo.

Estão previstas também oficinas e reuniões autogestionadas,com espaço reservado na noite do segundo dia, 31 de março. Por fim, destacamos a mostra de produtos das mulheres, espaço que funcionará  em paralelo às plenárias dos dias 31 de março e 1 de abril.

Mais informações:
<a href=”http://coletivoleiladiniz.org/”>Coletivo Leila Diniz</a>
<a href=”http://www.articulacaodemulheres.org.br”> Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB</a>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 6 =