IV Ciranda debate conjuntura da comunicação na ótica dos Movimentos

A leitura e cenário das comunicações no Brasil na visão dos movimentos sociais foi o debate da tarde do terceiro dia da 4ª Ciranda de educação popular, 27

Os educadores e educadoras da Rede Educação Cidadã aprofundaram no quarto dia de debate sobre a comunicação que temos hoje no Brasil. A roda de conversa foi facilitada por represen tantes dos movimentos de lutas pela democratização dos meios de comunicação.

alanAlan C amargo  da Associação Brasileira de Rádios Comunitária do Rio Grande do Sul (ABRACO/RS) o histórico do modelo de concentração dos meios de comunicação no c ampo da rádio difusão, falou do  processo de dominação das empresas privadas sob a malha telefônica (privatizações) e apresentou dados que comprovam a perseguição às rádios comunitárias. Em 1988 existiam mais de 30 mil transmissores de baixa freqüência (aparelho essencial para funcionamento de uma rádio comunitária) e depois da legislação sobre as rádios esse número caiu para 4200 a partir intervenção da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e da Polícia Federal, reduzindo assim o poder das rádios comunitárias.

“Precisamos fazer a ‘reforma agrária’ no espaço da rádio difusão”

 

Aprofundamos o papel da internet como elemento estratégico para superar os desafios no campo da democratização da comunicação. Paíque do Centro de Mídia  Independente (CMI) e Conceição Rosa do portal Adital falaram de suas experiências de militância no espaço da internet e dos desafios que precisamos enfrentar quanto a estruturas e produção de conteúdo simbólico.

Cristiano Navarro do jornal Brasil de Fato apresentou a política editoria do jornal, colocando que o seu horizonte é a construção do projeto popular para o Brasil e reforçou que o jornal é um dos símbolos de luta no campo das comunicações.

Educadores e educadoras que contribuíram para o debate puderam apontar possibilidades de articulação e parceria mais concreta com os coletivos representados nesse encontro nos estados, com objetivo da aproximação dos educadores e educadoras nos espaços das rádios comunitárias.

Equipe de comunicação da 4ª Ciranda de Educação Popular

 


 

IV Ciranda Educação Popular – Rádios Comunitárias

[iframe src=”http://player.vimeo.com/video/24498563?title=0&byline=0&portrait=0″ width=”400″ height=”300″ frameborder=”0″]

IV Ciranda Educação Popular – Rádios Comunitárias from calimeriojr on Vimeo.

Equipe de Comunicação da IV Ciranda

8 comentários em “IV Ciranda debate conjuntura da comunicação na ótica dos Movimentos

  1. Abaixo os latifundiários da comunicação, democratização já… tamo nessa por uma comunicação mais igualitária… com inclusão de diversas formas de linguagens nos comunicamos alem das palavras e ferramentas… comunicação humana é perceber e sentir que nao estamos só no mundo …
  2. Abaixo os latifundiários da comunicação, democratização já… tamo nessa por uma comunicação mais igualitária… com inclusão de diversas formas de linguagens nos comunicamos alem das palavras e ferramentas… comunicação humana é perceber e sentir que nao estamos só no mundo …
  3. A Democratização da comunicação este é o foco principal da nossa discussão, chega de ser manipulados, tratados como gados, na frente da telinha anestesiados…
  4. “A leitura e cenário das comunicações no Brasil na visão dos movimentos sociais foi o debate da tarde do terceiro dia da 3ª Ciranda de educação popular, 27/5.”

    Não teria que corrigir e colocar: …terceiro dia da 4ª Ciranda… ?

    Abraço!

    Daiani Cerezer

  5. Olá educadores e educadoras!
    Assintam o vídeo dessa entrevista, ele faz uma breve síntese sobre o debate que fizemos em torno das rádios comunitárias!

    Acompanhem!

  6. “Aos Cirandeiros e Cirandeiras da IV Ciranda.”

    Os meus sinceros agradecimentos a todos e todas pelos esforços desprendidos para minha recuperação.
    Lembram-se da baiana cirandeira que ficou doente? pois bem me sinto bem melhor , quase que totalmente recuperada.
    Mais uma vez agradeço sua incansáveis horas de dedicação, de carinho, de atenção para comigo.
    Meu carinho.
    Rosangela(Rose)
    Recid Ba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 2 =