Recid/ES realiza seu encontro de planejamento 2011.

Planejamento Recid/ES

  PLANEJAMENTO RECID – ES 2011

Participantes: RECID, MPA, PACOVI, BROTO, COOPSATE e ARAÇA.

 

Centro Diocesano – São Mateus – ES

Construção coletiva e participativa do planejamento Recid/ES 2011 para o fortalecimento do Poder Popular.

12 de março de 2011

Mística e acolhida

Apresentação das entidades:

O planejamento foi construído a partir das ações no estado em diálogo com o nosso PPP

Dificuldade: A formação Política pedagógica (construção da Analise de conjuntura) dialoga com o principio 6º: Compromisso com o processo formativo para todos (as) os (as) envolvidas (os) garantindo a intencionalidade política deste, o exercício de papéis diferentes entre educadores (as) e educandos (as), momentos de planejamento, estudo aprofundado, de registro, de sistematização e avaliação.

Essa dificuldade dialoga com o principio e falta essa renovação, pois as igrejas e principalmente evangélicas estão cheias de jovens e nos movimentos estamos precisando ampliar quadros e ter essa formação para a juventude.

Sistematizações dos processos de Educação Popular dialogam com o principio 1º Compromisso com o projeto Popular de nação, dialogando também com o Principio 6º Compromisso com o processo formativo dará todos (as) os (as) envolvidas (os) garantindo a intencionalidade política deste, o exercício de papéis diferentes entre educadores (as) e educandos (as), momentos de planejamento, estudo aprofundado, de registro, de sistematização e avaliação.

E dialogando com o principio 7º Dialogicidade. Realmente é o desafio nem os próprios movimentos maiores, trabalham a educação popular e outras coisas e não sistematização essas experiências. Na cidade a juventude está excluída de todos os processos, precisamos olhar para juventude.

Temos visto que a igreja num modo geral, eles tem sua metodologia de fazer a formação, que não é essa que gostaria que fosse é uma formação alienante, não é uma formação para as pessoas se libertarem, não é uma formação que vise mudança e transformação da realidade do nosso planeta. È para repetir o que aquele seguimento quer que geralmente é manter o mundo da forma que está. Não tem uma formação com visão de outro mundo. E aqueles que não estão em nenhuma igreja estão na formação do crime organizado. È um baita desafio e a juventude continuam vindos em grande proporção para a cidade. Para a RECID essa formação para a juventude na cidade é um enorme desafio, que meio vamos usar para que essa juventude tenha mais qualidade de vida?

Sistematização das experiências os movimentos não estão tendo condições de priorizar, porque infelizmente achamos que tem outros frentes de lutas mais prioritários, às vezes nem paramos para refletir muito. Quando sistematizamos o que estamos fazendo a gente consegue visualizar o que fez no decorrer do ano, avanços, retrocessos e nos estimula, pois melhora a auto-estima. Além de visualizar o trabalho é ver o que a atividade está contribuindo para a construção do poder popular.

Temos que fortalecer esses princípios num processo de reflexão e não apenas ação. O que acontece nas nossas formações que não aparecem mais militantes. Nós temos muito a caminhar e estamos no caminho certo (Bom).

Os processos de formação do curso da juventude campo e cidade foram interrompidos e parou sem acabar é um desafio da formação do princípio 6º, para reafirmar a questão da formação na perspectiva de novos quadros.

Principio 11º: Identidade, horizontalidade e organicidade em rede, dialogando com o desafio que temos de organicidade em rede. Se nós não movimentos sociais (Coletivo) Não conseguirmos minimamente entender melhor o que é a organização em rede para que ela possa acontecer. Organizar em rede é um tremendo desafio, pois é um pensar uma estrutura onde as hierarquias não existem, desafio de construir a rede em movimentos. Isso vai se concretizar principalmente nas lutas, de conhecer o que é rede mais de internalizar nas relações. Desafio de ter estrutura sem estrutura. Dentro da nossa própria contradição nós vamos avançando.

Principio 2º: Fortalecimento das Lutas e dos Movimentos Sociais populares dialoga com o desafio articulação na cidade e unificação das lutas e a busca da unidade na diversidade. Todos os desafios se integram. Essa articulação aconteceu em alguns momentos mais não teve um processo contínuo. Desafio é levantar questões que garantam essa continuidade. Assegurar a continuidade do que já começamos. Reconstrução do fórum campo e cidade, onde conseguimos reunir campo e cidade e o MPA está investindo muito na articulação na cidade. Os movimentos do campo estão fragilizados os da cidade mais ainda as formas que temos de unificar é essa esse fórum caminha com suas pernas e o movimento tem uma agenda em comum.

2º Momento: O que é necessário fazer para que o desafio seja superado. (Ações concretas)

Investir numa formação bem ampla e aproveitar as experiências que já temos, contribuir nesse processo formativo, a RECID participar efetivamente da construção, no pensamento da metodologia de como atrair a juventude, coisas concretas que vai atrair a participação a nível de município é trabalhar o que já existe. Nós do campo precisamos elaborar um projeto de cursos superiores para atrair a juventude e ter a nossa grade de formação ideológica dessa juventude. Não é criar grupos de jovens é articular o que temos.

  •  Promover a articulação dos processos de formação com a juventude a nível: Municipal, regional e estadual, com linha bem voltada a esses grupos.
  •  Contribuir na elaboração e discussão com os movimentos a respeito de cursos superiores;
  •  Promover espaços de troca de experiências entre campo e cidade na dinâmica de formação política;
  •  Processos de construção de analise de conjuntura estadual;
  •  Formação interna da Equipe;
  •  Promover espaços de trocas de experiências e análises, produção de material;
  •  Mapeamento das experiências e organizações;
  •   Conhecer experiências em rede (Organicidade, sustentabilidade, princípios, objetivos e papéis)
  •  Promover, fortalecer espaços de discussão sobre a forma de organização em Rede.
  •  Fortalecimento das AP’s
  •  Articulação com organizações que trabalham comercialização, Programa de Aquisição de Alimentos com Grupos urbanos (Broto, PAA)
  • Fortalecer espaços de formações para a militância a partir dos princípios da Educação Popular.
  • Retomada do Fórum Campo e Cidade;
  • Colaborar na construção e fortalecimento das lutas conjuntas;
  • Campanha Permanente contra os agrotóxicos e Pela vida.
  • Reunião com as Equipes Norte e Vitória e Debater as seguintes questões: 
  • Processos de construção de analise da conjuntura estadual;
  • Formação Interna da Equipe;
  •  Promover Espaços de troca de experiências análise produção de material
  •  Mapeamento das experiências e organizações que trabalham com Educação Popular.
  •  Organicidade em rede;
  •  Articulação na cidade;
  • Avaliação
  •  È ruim a ausência de algumas organizações;
  •  Contexto geral, conseguir alcançar as linhas gerais;
  •  Desafio é colocar o planejamento em prática;
  •  Avanço no debate desde o dia anterior (Construção do Encontro)
  •  È ruim não sair com o calendário pronto, mas é uma construção interessante;

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