Janayna Costa

Pará realiza roda de Conversa com Roberto Marinho da SENAES

Janayna Costa

Roda de conversa

RECID Pará acolher o Sr. Roberto Marinho Diretor, Diretor de Estudos e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidaria SENAES…

RECID Pará acolher o Sr. Roberto Marinho Diretor, Diretor de Estudos e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidaria SENAES, o Instituto DocLine e varias entidades dos movimentos sociais ligada a economia solidaria, participaram da roda de conversa no dia 29 de abril em Belém do Pará, para conhecer uma das experiência da RECID “Fibra do Peixe”,  localizada no Arquipélago do Marajó no município de Salvaterra na comunidade quilombola do Caldeirão.

A roda de Conversa veio para apresentar algumas experiências concretas da RECID no Pará, do Coletivo Puraqué e da Cooperativa Mista agro-industrial agrícola de Salvaterra – COMAAS de perto, olhar olho no olho e poder contar com o apoio dados pela SENAES presencialmente que nos brindou com a fundamental participação do Roberto Marinho e do Haroldo nos mostra que estamos no caminho certo e que juntos somos uma força capaz de transformar a realidade.

O Projeto da COOMAS estabelece a construção de uma estrutura de aprimoramento técnico – cientifica e a capacitação das atividades de elaboração de produtos a partir de resíduos de pescados, além de desenvolver praticas ecologicamente sustentáveis socialmente justas. Contemplando desta forma a valorização da região e suas especificidades e a fixação dos praticantes na atividade de exploração de maneira racional.

O projeto vem ao encontro das políticas publicas adotada ao longo dos últimos anos pelo do governo federal para melhorar e ampliar a capacitação e a renda do homem do campo, além de impactar positivamente na sociedade melhorando e ampliando a qualidade de vida de maneira direta e indireta através da difusão de conhecimento e atividades.

O Projeto estabelece a construção de uma estrutura de aprimoramento técnico – cientifica e a capacitação das atividades de elaboração de produtos a partir de resíduos de pescados, além de desenvolver praticas ecologicamente sustentáveis socialmente justas. Contemplando desta forma a valorização da região e suas especificidades e a fixação dos praticantes na atividade de exploração de maneira racional.

Roberto Marinho e Haroldo Mendonça sinalizaram uma possível parceria com o Fibras por avaliarem concepções e metas convergentes com a atuação da Secretaria Nacional de Economia Solidária.

No mês de julho aproveitando a vinda de uma equipe da CEXECI da Espanha virá à Santarém para conhecer projetos de economia solidária, o grupo do Fibras pretende organizar um seminário de trocas entre parceiros sobre o processo produtivo comunitário do couro do peixe em torno dos temas Formação Cidadã, Comunicação colaborativa, Economia Solidária e Economia da cultura.

RECIDE Pará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 2 =