Carta Memória I – Encontro Nacional de Gestão Compartilhada

CARTA MEMÓRIA 1 – ENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO COMPARTILHADA

Bom dia Educadores e Educadoras Populares da Rede Educação Cidadã!

E no dia 30 de maio de 2011 deu-se início ao Encontro Nacional de Gestão Compartilhada no Centro de Formação Indigenista em Goiás.

Alguns companheiros(as) partiram para os seus Estados, outros(as) continuaram da IX Ciranda direto para o Encontro e novos educadores chegaram durante o dia para a construção do processo.

 

Este dia foi bem cheio, pois de manhã CN/TN se reuniram com os movimentos sociais nacionais para articularmos ações em conjunto. E como encaminhamento o site da Recid vai disponibilizar a sua agenda eletrônica para socializarmos as nossas lutas e mobilizações. Também realizaremos um próximo encontro no dia 4 de julho, em um local mais ampliado, para avançarmos nas discussões. Á tarde tivemos a presença do Paulo Maldos da Secretaria Geral e da Ana Fonseca apresentando o projeto Brasil Sem Miśeria e a criação de mais uma secretaria, que possivelmente será chamada de Sec. Erradicação da Pobreza e da Miséria. E a Ana Fonseca, muito companheira do Selvino,será a secretária. Teve até paparazi para cobrir o abraço deles! O debate foi caloroso e interessante, infelizmente a reforma Agrária não está prevista neste projeto. Como vamos erradicar a pobreza e a miséria sem acabar com os latifúndios, o agronegócio e sem fortalecer a agricutura familiar? Cabe aqui uma reflexão da importância de nós, educadores populares, na participação deste processo.

Jantamos e seguimos juntos para a mística, que foi maravilhosa, tivemos poesia, gritos de ordem, canções, abraços e beijos. Fizemos um resgate da memória dos compamheiros/a que contribuíram na luta por um país mais justo. Dinho do MCC-RO (Movimento Camponês Curumbiara), Indígenas Guaranis-AC, Maria do Perpétuo Socorro, José Claudio e Erenilton – Resex/Ipixuna-Pará e os jovens assassinados em Val Paraíso-Go. Seguiu-se então um desfile dos estandartes reforçando os símbolos e as diretrizes da nossa rede. Em duas grandes rodas deu-se início a apresentação dos participantes. A equipe da mística de abertura está de parabéns, ficamos emocionados e motivados para a luta e para o Encontro que está por vir.

Em seguida realizamos a exibição do vídeo construído na quarta Ciranda de Comunicação. Vídeo este que deu um trabalhão, mas valeu a pena, pois conseguimos provar que com pouquíssima tecnologia a gente tem dor cabeça mas dá tudo certo. E só pra lembrar a trilha sonora foi produzida das 20h da noite ás 9h da manhã, por nós mesmo e não podemos esquecer os créditos dos nossos artístas populares: Gaspa-RJ, Allan Shark-SP, Sandra-RO, Charlene-RJ, Rodrigo-SP, Sinho-SE e o agitado e paciente Alessandro-RN.

Lucineia da CN e Iracema do TN coordenaram de forma carinhosa o acolhimento dos participantes e apresentaram o cronograma de atividades. Também incentivaram para formação das equipes de ralação, fundamentais para a construção do encontro e para o processo formativo dos esducadores. Nós da equipe de comunicação nos apresentamos convidando outros companheiros/as a comporem a equipe. Para nossa felicidade o “de quem pra quem” foi solicitado e vai bombar de recadinhos quentes. A rádio cirandeira vai permanecer no ar com a linda e excitante voz da radialista Romilda. Ao anunciar a abertura das indicações para o concurso garota e garoto compartilhada/o a plenária foi a loucura.

As coordenadoras deram continuidade realizando a leitura do caderno de gestão que por sinal ficou muito bonito, o duro vai ser ler tantas páginas. Mas nesta rede a galera está bem curiosa e disposta a praticar a gestão compartilhada, então tudo é possível!!!

Encerra-se a abertura do Encontro Nacional de Gestão compartilhada e em seguida as equipes vão se reunir…coisa que não pode faltar na Recid. E outros vão descansar pois ninguém é de ferro, mas a equipe de comunicação continua firme e forte… Contra a comunicação do consumo comunicaremos a liberdade! Equipe de Comunicação Nacional.

[email protected]

4 comentários em “Carta Memória I – Encontro Nacional de Gestão Compartilhada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 6 =