Educadores (as) debatem sobre o Plano do Governo de erradicação da miséria

       Alguns companheiros(as) partiram para os seus Estados, outros(as) continuaram da IX Ciranda direto para o Encontro e novos educadores chegaram durante o dia para a construção do processo.

        Na tarde do dia 30 de maio de 2011, antes do início do Encontro de Gestão, os e as educadores (as), receberam na chácara do CIMI (Conselho Indigenista Missionário), em Luziânia (GO), Paulo Maldos da Secretaria Geral e Ana Fonseca que trouxeram, além da discussão de mais uma secretaria, o projeto de governo Brasil Sem Miśeria, que possivelmente será a Secretaria Erradicação da Pobreza e da Miséria.

        O Projeto tem por objetivo principal a promoção da inclusão social e produtiva da população extremamente pobre, tornando residual o percentual dos que vivem abaixo da linha da extrema pobreza. Paulo Maldos expos que a ação do projeto de governo está dividido em três eixos, sendo eles: Transferência de Renda, Inclusão Produtiva e Acesso a Serviços Públicos. Maldos ressalta ainda que este plano não está fechado e que tem a expectativa de que os movimentos sociais e Recid possam ter junto ao governo outros momentos de avaliação do plano.

        Ana Fonseca apresentou o programa passo à passo e frisou que a miséria é um problema de todos e todas “este plano está de ouvidos abertos”, detalhou como sendo um processo em construção e que tem prazo durante todo o governo.

        A Educadora Suzie Guarani (MS e movimento indígena), pontuou a não inclusão de políticas específicas para o povo indígena, visto que comunidades indígenas do Estado (MS), assim com vários movimentos sociais sofrem com o governo do Estado autoritário, e questionou como será feita a erradicação da miséria diante de situações de opressão que vive o seu povo.

        Também não está previsto no projeto a Reforma Agrária o que, ainda em plenária, causou questionamentos feitos por educadores (as) preocupados (as) com o plano num todo, pois como acabar com a pobreza e a miséria sem acabar com os latifúndios, o agronegócio e sem fortalecer a agricultura familiar?

         Após o debate os (as) educadores (as) continuaram a preparação para dar início ao Encontro de Gestão da Recid de 2011.

Equipe de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 4 =