Carta Memória II – Encontro Nacional de Gestão Compartilhada

CARTA MEMÓRIA II

Luziânia,31 de maio de 2011

Começamos o dia caminhando de mãos dadas pelo CIMI, fazendo um resgate histórico das vivências da  Recid. Revendo as árvores plantadas desde a II Ciranda, êeeeeee saudade.  Fizemos uma contação de histórias muito gostosa. Que se finalizou na plenária com as provocações de nossa Nordestina arretada, Rafaela-SE. Ela fez com que a maioria contribuisse com 2010 e estes 5 meses de 2011.Finalizamos com a Ciranda, que não é minha só, é de todos nós! Abraços e beijos de Bom Dia. Não tem quem não acorde!!!

Marcel(TN-DF) e Francy(CN-AM) iniciaram a coordenação do dia e em seguida a equipe de comunicação entrou em cena com os calorosos recados: DE QUEM PRA QUEM,  até a equipe de mística foi elogiada, por Katherine da entidade âncora do RN. Arrasou!! O CAMP já apresenta dois candidatos fortes para serem  Garoto e Garota compartilhada, pois “Se Doce é o Mar, Maria é um dom!”. E a RECID resiste em  manter sua autonomia, lançando a Francy e insistindo no Marcel… que impate heim! Vamos balançar essa Rede pra poder compartilhar muiiiiito, ai, ai, ai.

Depois de a lida a carta mémoria e os avisos de reuniões, que vocês sabem né, não pode faltar senão da crise de abstinência. Logo  a coordenação do dia reveu a programação e seguimos com uma roda de conversa com: Selvino Heck(TN), Moacir Gadotti(IPF) e  João Marcelo(CAMP), que compartilharam os processos da Rede desde o inicio de convênio com o IPF até o novo convênio que se inicia com o CAMP. Gadotti foi muito gentil e deixou bem claro que estamos iniciando um novo contexto, mas que a missão continua a mesma. E que esta etapa que esta por vir seja de muitos avanços para realizarmos o sonho de Frei Betto: de que  só  mudaremos o estado com o controle popular. João Marcelo disse com orgulho que o Camp é o Pé Fora e que está colocando toda a sua equipe a disposição da Recid. Ebaaa, vamos compartilhar!! A rede precisa envolver o Camp e pensarmos juntos a construção do projeto 2012. As falas seguiram de um cochicho sobre as falas apresentadas na mesa interagindo com pessoas que estavam mais próximas,  foi muito bom, pois a plenária pode trazer mais questões para serem esclarecidas.

Após o almoço, iniciamos a leitura da síntese de avaliação referente a gestão e sustentabilidade. E para algumas pessoas não dormirem (e outras acordarem) o top, o mais mais, o n°1 o que não é cachaça mas sempre tem uma boa ideia… o Branco (AC) cantou e fez a plenária dançar junto a canção do Pintinho do Poder Popular.

Concluindo a leitura da avaliação, fomos divididos   em grupos de uma forma original, inusitada e talvez nunca antes utilizada na base do 12345…Nos grupos os participantes estavam ansiosos para falar e compartilhar a sua organicidade e como a gestão se dá no seus estado. O tempo foi curto!Voltando dos grupos partilhamos nossos limites e desafios, com uma tarefa quase impossível  de elencar apenas cinco.

Introduzimos no meio da tarde o debate sobre as metas do novo convênios,  avanços e limites da gestão compartilhada, foi muito bom, até acordou a galera! Mas muitas dúvidas ainda surgirão. Faltou um diálogo sobre a política da gestão compartilhada, nos atentamos mais a problemas de operacionalização do que a este debate mais a fundo da nossa política de gestão compartilhada. Ôoooooooooo miséria! Em  meio a tudo isso João Marcelo apresentou  02 das 19 pessoas contratadas, e na plenária os super-heróis e heroínas da RECID, aguardam para conhecer mais a fundo e compartilhadamente os 17, mas teremos tempo ai, ai, ai, ui, ui, ui.

Marcel já não aguentando mais tanta falação  encerrou a reunião. Porém terminados os trabalhos, jantamos e começamos a ficar tristes, desinibidos, com vontade de chorar, quase em depressão, mas eis que surge no fim do túnel uma voz que nos chamava, alegrando nosso ser, tirando-nos de uma quase crise de abstinência, dizendo apenas o seguinte: vem, vem, vem que tem, reunião! E  a Simone (IPF) toda animada com uma pequena fila, que a deixava em dúvida se trabalha no SUS ou no IPF.  
Equipe de Comunicação Recid
[email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 3 =