Recid participa de oficina nacional dos empreendimentos de Ecosol

Realizou-se nos dias 27 a 30/06 e 01/072011 a Oficina Nacional Metodológica de Assessoria Técnica a Empreendimentos da Economia Solidária em Brasília-DF. Os objetivos da Oficina foram: Socializar metodologias voltadas para assessoria técnica aos empreendimentos da economia solidária e articular ações de educação e economia solidária com outros movimentos populares e sociais, bem como entre os projetos voltados para a economia solidária.

A promoção do evento foi do Centro de Formação Nacional de Economia Solidária, através da Secretaria Nacional de Economia Solidária/MTE. Para essa Oficina garantiu-se três vagas para a RECID Nacional, dessas estiveram presentes os novos educadores sociais contratados pelo novo Convênio da RECID: Ronildo Monteiro Ferreira (PB) e Célia Regina Aguiar(RO), todos os dois com práticas em assessoria a empreendimentos solidários, requisito apresentado para a participação.

Durante a oficina decorreu-se sobre referenciais conceituais da assistência técnica e da assessoria técnica política, a primeira baseada em auxliar alguém que quer ser assistido e a segunda fortalecida pela intenção de colaborar para que as pessoas sejam pró ativas. Com a perspectiva de intercambiar experiências sobre metodologias de assessoria técnica nesse campo, formou-se alguns grupos de estudos temáticos como: comércio justo e solidário, redes produtivas solidárias, qualificação de produtos e serviços, softwares livres e inclusão digital e habitação. Ainda com o intuito de dialogar sobre as metodologias que interagem com a economia solidária, outros grupos de trabalhos foram formados para partilhar convergências de práticas com os seguintes focos: pedagogia da alternância, tecnologia social, desenvolvimento territorial e segurança, saúde e qualidade de vida dos (as) trabalhadores (as), suas famílias e comunidades.

Outra motivação da Oficina foi discutir sobre a formação da Rede de Educadores-as da Economia Solidária, que está em processo de execução a partir dos estados, regiões e a nível nacional, inclusive com um assento da RECID no Comitê Gestor do Coletivo Nacional que reflete essa construção da rede. No momento dedicado a essa reflexão outras redes e articulações nacionais foram convidadas a apresentar suas experiências como a nossa Rede de Educação Cidadã – RECID e a Articulação Nacional do Ensino de Jovens e Adultos

A oficina trouxe a importância da reflexão sobre a prática da assessoria e sua intervenção junto aos sujeitos sociais, provocando o debate sobre a organização social em rede, principalmente quando preocupam-se com elementos essenciais para a sua existência como a sustentabilidade.

Ronildo Monteiro – Recid/PB – Célia Regina – Recid – RO

Um comentário em “Recid participa de oficina nacional dos empreendimentos de Ecosol

  1. Ronildo (Recid PB) e Célia Aguiar (Recid RR), valeu pela presença significativa na oficina temática do CFES! Vamos junt@s contribuir para o fortalecimento da rede de formadores da ecosol, animar este processo junto a Rede de Educaçao Cidadã passa ser também uma de nossas ações. ECONOMIA SOLIDÁRIA E EDUCAÇAO POPULAR urgente e necessárias para fortalecer o poder popular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 7 =