Arquivo Recid/PB

Recid/ Paraíba realiza OFICINA DE COMUNICAÇÃO E GESTÃO COMPARTILHADA

Arquivo Recid/PB

Recid Paraiba

A Oficina foi realizada no dia 15 de Julho de 2011, com educadores das Regiões do Sertão, Borborema,  Zona da Mata e representantes das entidades que compõem a Recid no Estado, a mesma foi programada no Planejamento 2011.  A perspectiva da Oficina foi aprofundar os temas e apresentar elementos para a melhor prática da Rede no Estado nesses dois aspectos.

 

Sobre a Comunicação, partimos do subsídio: Muitas cores e mãos numa outra comunicação a perspectiva da RECID (material retirado do cardeno da IV Ciranda). O qual proporcionou as seguintes reflexões: “Durante muito  tempo a TV foi ferramenta de alienação, é a prática não só de de uma emissora e sim de um sistema, que tem apresentado apenas a versão dos seus interesses, não existindo interatividade com as verdadeiras realidades. Esse modelo se caracteriza por repassar os valores do sistema capitalistas , consumista de uma classe dominante, que continua querendo o domínio, mas atualmente através de outra ferramenta muito acessada e que apresenta o mesmo  “perigo” como a internet.”; A palavra chave na disseminação de meios de comunicação é a manipulação; o texto também apresenta um outro modelo,o de comunicacao popular  e de democratização.

Os elementos apresentados para a prática no Estado a partir desse momento foram:

1.     Criação de um grupo de e-mail para a Coordenação Ampliada (possibilitando a socialização de informações, relatórios e diálogo coletivo nos períodos entre reuniões);

2.     Criação de uma lista de e-mail (para que seja possível contactar a todos de interesse da Recid no Estado);

3.     Elaboração de informativos das ações da rede no Estado (a cada dois meses no período da Ampliada cada região fará um relise/relato das ações desenvolvidas para que seja construído um informativo geral a ser distribuido nas regioes, o mesmo será utilizado para alimentar o site nacional).

4.     Comunicoteca – (construir nas três regiões litoral, borborema, sertao, uma videoteca catalogada. Possibilitante uma maior e melhor utilização do material por parte dos educadores nas atividades desenvolvidas pela Recid, bem como, poder socializar com os grupos e em atividades comunitárias.

Elaboração de uma livro de Canticos/Mística (que traduza a diversidade nordestina, resgatando os cânticos populares, coco, ciranda, repente, poesia, mensagens, etc).

O Tema da Gestão Compartilhada referendou-se nos seguintes textos: Gestão compartilhada democrática no desenvolvimento de ações de educação popular na perspectiva de emancipação dos sujeitos (caderno de gestão 2009). 2 – Apontamentos sobre a gestão compartilhada (caderno de gestão 2011). Os textos provocaram as seguintes discussões: Percebe-se um desafio na relação entre sociedade civil e Estado,  essa relação gera um desafio para a sustetabilidade da Recid; Como se dará a continuidade da Recid, sem a participacao do poder público?; Precisamos compreender a dimensao da gestão compartilhada; Outro desafio é a incompatibilidade entre o processo pedagógico e o marco regulatório dos projetos; Na Paraiba superamos alguns limites e atualmente trabalha-se num processo de construção coletiva e participativa; Devemos retomar a discussão sobre sustentabilidade da Recid inserindo na pauta das reuniões ampliadas.

A  partir da discussao dos grupos, retomamos  o instrumental estadual de avaliação da politica de gestão da Recid, percebendo as dificuldades, fragilidades e indicativos. Desta forma, dialogamos sobre os instrumentais que são utilizados no convênio (relatório pedagógico e lista de presença) e outros que serão utilizados no estado como forma de ampliar a participação e compreensão do processo de gestão estadual. São eles:

1 – Relatório financeiro da região; 2 – Controle de custo de oficinas ; 3 – Planilha de acompanhamento de atividades;

Os momentos de formação proporcionam o desejo de continuar aprofundando-se nos temas que colaboram com a prática dos educadores sociais e técnicos integrantes que continuam “juntos e misturados” por movimentos sociais fortalecidos e por uma sociedade mais justa e solidária.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 7 =