Arquivo Recid/PB

PACERIA NA PARAÍBA – Curso de Lideranças Juvenis

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O curso é realizado pela AMAZONA – Associação de Prevenção a Aids em parceria com a RECID – Rede de Educação Cidadã e RJNE – Rede de Jovens do Nordeste.

Planejado em cinco módulos, tem como objetivo contribuir no aprofundamento das atuações políticas, práticas educativas e demandas trazidas pelas juventudes que estão inseridos/as nos grupos, movimentos e organizações juvenis paraibana, que garantam um planejamento criativo com ações protagonistas nos espaços de decisão política. Utilizando o método da Educação Popular na linha da problematização dialógica, aprendizado coletivo, propondo ações que possam intervir nos problemas que tal realidade apresenta, através de debates, trabalho em grupo, troca de experiência e técnicas/vivências de grupo.

Nos dias 16 e 17 de julho aconteceu o 1º dos cinco módulos, com a participação de jovens inseridos em Movimentos. Redes, Fóruns, Associações e Pastorais. Partindo das temáticas, Realidade Brasileira (Momentos históricos – da juventude); Identidade Juvenil e Protagonismo Juvenil, os/as jovens foram convidados/as a embarcar numa estação ferroviária (simbologia do curso) e fazer uma viagem no trem da historia em vagões das décadas de (60, 70, 80, 90 e 2000) construídos pelos participantes.

Todos e todas foram provocados/as a refletir elementos e simbologias que caracterizaram essas épocas, No caminho da década de 60 foi lembrada a morte do estudante Edson Luis com frases que foram utilizadas pela população na época “Poderia ser seu FILHO!” ; ” Abaixo a ditadura fascista !”, a foto de Paulo Freire simbolizou o surgimento da Educação Popular. Na década de 70 apresentou-se a fotos de Dom Helder Câmara lembrando um dos percussores da Teologia da libertação e o surgimento da PJMP através de cartazes. Década de 80 mostrou-se o símbolo do HIV/Aids. Na década de 90 imagens de algumas lutas das juventudes, “os caras pintadas”, identificando a participação da juventude nesses momentos, discutindo o que resultou dessas lutas, quais as mudanças e que cenário temos hoje para essas juventudes. Desta forma, identidade e protagonismo foram discutidos a partir da pluralidade e da condição em que se encontra a juventude atualmente.

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