gilson-mistica1 v2

1o Dia da Reunião Ampliada Nacional – Brasília – 30-5-2013

gilson-mistica1 v2

Iniciamos o dia refletindo sobre as pessoas, momentos, utopias, motivações que estes 10 anos da RECID nos trazem. “E assim, cada um dos educadores e educadoras aqui presentes, depositaram seu fogo mítico na pipa que simboliza a Recid e esta tomou os ares do poder popular rumo a efetivação do nosso horizonte que é uma nação soberana, com sujeitos históricos em construção.”*

 

 

Análise de Conjuntura com o recorte sobre a realidade dos direitos umanos e sociais no Brasil e os desafio da Educação Popular

E com esta energia, nos organizamos em subgrupos regionais pelos espaços da Cáritas, para uma reflexão sobre o texto “Direitos Humanos no Brasil”, de Paulo César Carbonarí (parte do caderno do participante da reunião ampliada).

pontos-sobre-dh1

De volta à plenária, os grupos apresentaram seus principais destaques do texto (foto acima) e em seguida, Biel (Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos DH/SDH) foi convidado a discutir com todos/as sobre a realidade dos direitos humanos e sociais no Brasil, seus desafios e perspectivas. Entre os temas que foram pontuados por ele, encontravam-se: um breve histórico do processo de construção da constituição de 1980; a importância de dispositivos de participação popular e os colegiados/conselhos que têm inclusive caráter deliberativo (como os conselhos de saúde, entre outros espaços onde se constrói a política); a confederação de Viena; os eixos do PNDH-3; as três dimensões dos direitos citados no texto; utilizando exemplos, os desafios na implementação dos direitos humanos (como encontrar determinados preconceitos vindos de pessoas que deveriam trabalhar contra eles); traz o desafio de como vamos fomentar os entendimentos que temos, a formação em Direitos Humanos; da necessidade de todos os coletivos, independentemente do seu eixo/luta central, abarcarem também as demais lutas para que sejam lutas de todos;  fala sobre como “a mídia” estabelece a cultura do medo; fala sobre dados reais que mostram que o índice de jovens que matam é bem menor do que o de jovens que morrem, na maioria pelas mãos de adultos; como devemos ver os Direitos Humanos como uma construção/conquista dos movimentos sociais, entre outros.

biel-v2

Acima, Gabriel (Biel) dos Santos Rocha.

Passamos para as intervenções da plenária onde foram colocadas opiniões como: a existência de uma cultura do preconceito e do autoritarismo – e que precisamos pautar mais este tema nas discussões da Recid; o mesmo sobre o sistema prisional e o risco das “prisões virarem negócio e os presos virarem mercadoria e lucro”; sobre reduzir a maioridade e colocar estes jovens neste sistema prisional que temos agora (pautar esta discussão, será que é isso que a sociedade realmente quer?); formação dos servidores que trabalham com DH; retorno da SDH que por vezes, não acontece (a exemplo do fato contado pelo “comitê contra o genocídio da população negra” de SP); necessidade de recursos para trabalhar na periferia; a desmarginalização do aborto, a necessidade de avançar e fomentar esta discussão versus os programas de tv que trazem demais a discussão contrária – precisamos nos organizar quanto a isso, não vemos fala da SDH a este respeito; entre outros.

Biel comenta as intervenções. Fala que  Rede pode ajudar no processo de disseminar a informação e trabalhar a formação. E reforça a necessidade de que todas as bandeiras sejam trabalhadas em todos os coletivose que não adianta termos garatinas na lei, temos que tratar da transversalidade dos direitos humanos, sempre. 

 

Círculos de cultura sobre o olhar para os planejamento estaduais

 

 grupos-planejamento-v2

 Acima, um dos grupos no trabalho com os planejamento estaduais

 Já na hora do almoço, combinamos de voltar as 14 hs novamente aos subgrupos por macrorregiões para o trabalho de análise dos planejamentos e do instrumental enviado para fazê-los. Nos grupos cada estado apresentou seu planejamento, a TN e a CN mostraram a avaliação que haviam feito e os estados também fizeram suas avaliações. As 17 horas voltamos à plenária para as apresentações.

apresentacao-planejamentos

Fotos de apresentações por macrorregiões

Após as apresentações tivemos alguns comentários, dentre eles o de que neste processo de visualização dos planejamentos percebemos muitas ações programadas e que isso é muito positivo, e que precisamos ter presente conosco a lembrança de que temos, na prática (pensando na copa, eleições etc) 1 ano para executar tudo (de junho a junho); então é preciso acelerar as ações para podermos dar conta do recado. 
Também que a celebração dos 10 anos da Recid precisa ser acompanhada por um balanço que precisa ser pensado: o que a rede fez nestes 10 anos, quais foram suas contribuições, o que avançou, o que não etc…

Combinados, informes e fechamento do dia

Antes de terminarmos ficou combinado que um segundo retorno das avaliações dos planejamentos, agora contemplando todas as considerações feitas pelos estados, será enviada aos estados até a próxima sexta (7-6-13).

Ainda antes da saída para o jantar tivemos alguns informes, dentre eles do acontecido em MS, o que desencadeou também para um panorama geral da questão indígena a partir das ações do governo, feita pelo Selvino. E para finalizamos o dia oficial de trabalho (alguns grupos ainda se reuniriam a noite) com uma homenagem aos companheiros que sofreram a violência relatada no informe e a todo o povo indígena. 

http://youtu.be/m5G6b3xr4kM

 

 

 

 


* recorte do texto do Gilson, junto com sua foto. Imagens Cris, Gilson,
Fernanda, Paulinha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3 comentários em “1o Dia da Reunião Ampliada Nacional – Brasília – 30-5-2013

  1. Oi, aqui é a Cris Brites 🙂 A reunião vai até amanhã as 15 hs. Quem é a mel, de que estado? Me escreve, meu perfil no face é assim mesmo Cris Brites. 😉
  2. Cris, Parabéns! E assim, caminhamos neste 2o. dia de reunião com debate em torno da politica nacional de educação e II CONAE – presença de Moacir Gadotti-IPF, Osvaldo Bonetti – Ministério da Saúde, Arlindo Queiroz-MEC. Boas reflexões acontecem por aqui.
    É isso ai, Rede de Educação Cidadã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 5 =