Plebiscito Constituinte AL

ReformaPolitica-ReproduçãoA palavra plebiscito é originaria do latim plebiscitu (decreto dos plebeus). Na Roma Antiga, os votos passados em comício eram obrigatórios para a classe dos plebeus.

Atualmente, plebiscito é a convocação dos cidadãos que, através do voto, podem aprovar ou rejeitar uma questão importante para o país. Ou seja, o plebiscito é um mecanismo democrático de consulta popular, antes de a lei ser promulgada (passar a valer).

No Brasil o último plebiscito aconteceu em 21 de abril de 1993. Nessa época o povo foi consultado sobre a forma e o sistema de governo (Monarquia, República, Presidencialismo, Parlamentarismo). Nos meses de junho e julho de 2013 o Brasil teve dias de manifestações intensas, onde o povo foi parar nas ruas gritando por seus direitos. Jovens, idosos, crianças, mulheres, estiveram a princípio contra o aumento das passagens do transporte público. Com o avanço das negociações os representantes dos grupos sociais perceberam que só a diminuição do preço das passagens que foi conseguido em alguns estados não bastava, o Brasil precisava de maior expressão no Congresso.

Movimentos sociais, MST, grupos de jovens, igrejas e a Rede de Educação Cidadã – RECID, vem levantando e organizando a forma mais democrática para reverter a situação do nosso sistema constituinte, através de um plebiscito popular por uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político.

Veem que a sociedade está indignada com os rumos tomados pelo nosso país que teve poucos avanços significativos e que queremos voz ao povo direitos preservados, leis eficientes, a maioria estar lutando por espaço e visibilidade.

 Trecho do Informativo no 05 da RECID Alagoras. Ano 02 – Agosto de 2014 – Delmiro Gouveia – Al.
Para ver o informativo integralmente clique Publicação Recid AL. 2 – ATUALIZADO.

 

Um comentário em “Plebiscito Constituinte AL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 5 =