Movimentos sociais na Paraíba debatem a conjuntura para avançar em ações concretas

A Rede na Paraíba promoveu em parceria com a Rede de Educadores dos Movimentos Populares do Nordeste um debate sobre a conjuntura política e social do Brasil e no Estado tendo em vista a construção e a garantia das políticas públicas.

O evento, que aconteceu na manhã do dia 2 de março, no auditório da Delegacia Regional do Trabalho, em João Pessoa, contou com a presença de mais de oitenta e cinco pessoas, entre representantes de ongs, movimentos populares, pastorais sociais, sindicatos, federações, redes, fóruns, conselhos, associações, rádios comunitárias, estudantes universitários e representantes de mandatos parlamentares.

Selvino Heck, assessor especial do presidente Lula para a mobilização social, contribuiu com a reflexão sobre o quadro político após as eleições presidenciais 2006. O educador da Escolha Quilombo dos Palmares (Equip) também ajudou sobre o quadro político estadual que emergiu das urnas nas últimas eleições.

No primeiro momento foi refletido sobre o Brasil e a Paraíba que saem das urnas e o papel dos movimentos sociais e populares seguido do debate da da plenária . Deste encontro saíram várias propostas de atuação:
   – Rearticular agendas de mobilizações comuns (a exemplo do dia mundial da água);
   – Participar efetivamente das várias Conferências que irão acontecer este ano, considerando ser um momento propício para o debate avaliativo e propositivo em relação às políticas públicas;
   – Debater sistematicamente com os movimentos sociais a questão da gestão municipal de João Pessoa;
   – Refletir sobre a importância de um Conselho Político com espaço para os movimentos sociais;
   – Rever a prática em relação à metodologia de gestão das entidades;
   – Rediscutir a articulação e construção do Fórum Social Paraibano.

Para dar continuidade ao processo de análise da conjuntura, rumo ao fortalecimento da organização popular e das mobilizações comuns para a conquista e garantia das Políticas Públicas, foi formada uma comissão representativa com as seguintes entidades: Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (ABRAÇO), Rede de Jovens, Grupo de Mulheres Maria Quitéria, Cunhã Feminista, Associação de Prevenção a Aids – AMAZONA, Movimento de Homossexuais – MEL, Centro de Apoio Integral a Saúde (CAIS),  Casa Pequeno David, Rede de Educadores Populares, Rede de Educação Cidad㠖 RECID-PB.

A ASTEIAS (Associação de Trabalho em Intervenção e Ações Solidárias), em parceria com a Rede de Educação Cidadã-PB, promove  no próximo dia 17 de março o “Primeiro Seminário de Análise de Conjuntura Juvenil no Estado da Paraíba”, cujo objetivo é reunir cerca de 50 jovens  dos vários movimentos, pastorais e organizações Juvenis do Estado.

Para os educadores da Rede-PB, este é um momento importante para o avanço das ações da Rede, sobretudo nessa fase na qual prioriza atividades junto ao público Jovem.

José João do Nascimento/Nino – Educador da RECID-PB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 7 =